SANTO VIVO - ESTUDOS BÍBLICOS
Como Viver de Forma Santa

COMO VIVER DE FORMA SANTA?

Pastor Osmar Bento

 


Um dos maiores desafios da vida do homem resume-se numa única pergunta: “Como viver de forma santa num mundo de tanta podridão, podridão moral e apelo sexual?”.

 

Diante de tudo isso, fica difícil para o homem tomar decisões morais e éticas sob o prisma da santidade, vivendo em um mundo dominado pelo pecado e por operações malignas.

 

Aqueles que já tiveram experiências de novidade de vida com Cristo, precisam também entender alguns conceitos:

 

A SANTIDADE VEM ACOMPANHADA DE CONSAGRAÇÃO, FIDELIDADE E JUSTIÇA.

Deus é diferente do homem. A santidade é um atributo natural de Deus, como também o amor, a justiça e a fidelidade. Por isso precisamos nos consagrar, sermos justos e fiéis para chegarmos a uma santificação de acordo com os padrões divinos.

 

A SANTIFICAÇÃO É CONQUISTADA COM ESFORÇO E EMPENHO.

Guiando seu povo pelo deserto, o Senhor foi gradativamente preparando-o para que fosse o único a possuir a Terra Prometida. Ele fez com que os novos donos vissem que era preciso destruir todas as imagens de ídolos e qualquer coisa que indicasse culto a deuses estranhos e que a Terra deveria ser santificada para ser habitada, e esse fator era indispensável para ao plano de Deus.

 

Ao sermos recebidos pelo nosso Senhor como novas criaturas, também somos orientados pela Palavra de Deus, que devemos deixar as coisas velhas que nos ligam a um passado sem Deus e sem salvação, para vivermos de forma digna na nossa nova condição de filhos de Deus. Sem essa atitude, jamais alcançaremos o propósito de sermos santificados.

 

SALVAÇÃO ENVOLVE TODOS OS ASPECTOS DE NOSSA VIDA.

Ao revelar-se a Moisés na visão da sarça que ardia e não se consumia, Deus disse: “Não chegue para cá, tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” (Ex 3.5). Na lamina de ouro que estava atada a testa do sacerdote Arão estava escrito: “Santidade ao Senhor” (Ex 28.36).

 

Ao manifestar-se ao povo de Israel, Deus disse que o bom êxito dependia de sua santificação. O Senhor disse-lhes: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois Eu Sou o Senhor”. “Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu Sou o Senhor, que vos santifico” (Lv 20.7-8). A santificação abrange todo o nosso ser, corpo, alma e também a consciência que é o juiz do homem interior (At 24.14).

 

A SANTIFICAÇÃO QUANDO NEGLIGENCIADA PRODUZ EFEITOS NEGATIVOS NA VIDA.

Deus recomendou ao povo de Israel a santificação e a destruição de tudo que é impuro e abominável ao Senhor.

 

A Igreja também faz parte do povo de Deus, o mesmo Deus zeloso que agia com o povo israelita, age em nós, na pessoa do Espírito Santo e da Sua Palavra.

 

Buscar a nossa santificação é possível, devemos dar o primeiro passo consagrando-nos ao Senhor, depois sendo fieis à sua Palavra, praticando atos de justiça.

 

Precisamos ver a Deus e morar no Seu Tabernáculo e caminhar em santificação.

 

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus” (Hb 12.14).

 

Quem, Senhor, habitará no Seu Tabernáculo? Quem há de morar no seu Santo Monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça” (Sl 15.1-5).

 

 

  

FALE CONOSCO/PERGUNTA BÍBLICA

CANAL DE BENÇÃO