SANTO VIVO - ESTUDOS BÍBLICOS
A Santificação Que Devemos Buscar

A SANTIFICAÇÃO QUE DEVEMOS BUSCAR

*Enéas Tognini


O cristão não foi feito para viver na lama do pecado. A Bíblia diz que fomos salvos para andar em novidade de vida. Eis o caminho da santificação na Palavra de Deus:


Em Segundo Coríntios 5.17, temos o primeiro degrau dessa enorme escada que precisamos subir: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas”.


Isaías 53.8 diz que, haverá bom caminho, que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele.


Primeiro Tessalonicenses 4.7, o apóstolo Paulo ensina que Jesus não nos chamou para a impureza, e sim para santificação.


Segundo Timóteo 2.19 lemos: “Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”.


Ainda vemos em Colossences 3.5 onde o apóstolo ordena: “Fazei, pois morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão, lascívia...”.


Perguntaram-me um dia: o crente, aquele que já morreu para o pecado, ainda peca? Respondi: Eu gostaria de dizer “não”, mas ainda peca sim. Naturalmente não são os grosseiros pecados do tempo da incredulidade, mas peca.


Surge então outra pergunta: e como viver então em santidade, nós que vivemos nesse mundo pecaminoso? Vou apontar um caminho de um velho pregador:


1)
SEPARA-TE DE TODO PECADO QUE VOCÊ RECONHECE COMO PECADO


a – O rei Davi pecou, gastou algum tempo para reconhecer o erro abominável que cometera.


b – Também Pedro pecou, mas a Bíblia diz que ele caiu em si, fulminado pelo olhar penetrante de Jesus, deixou o lugar onde pecara, saiu e chorou amargamente (Lc 22.61).


2)
SEPARA-TE DE TUDO O QUE INQUIETA A TUA CONSCIÊNCIA


a – Os irmãos de José, quando se dirigiam à casa do irmão para o banquete estavam alarmados: o que lhes poderia acontecer, qual seria a ação de José contra eles?


b – Um homem na outra América, na partilha dos bens deixados pelo pai, sentiu um peso no coração e começou a ter dores que nenhum médico conseguia diagnosticar; até que um médico lhe perguntou: O senhor porventura não está escondendo algum pecado? E o homem admitiu que sim.


E você leitor, por ventura não está escondendo algum pecado? Reconheça-o como tal, confesse e abandone (I Jo 1.7).


3)
SEPARA-TE DE TUDO O QUE POSSA DIMINUIR A TUA INFLUÊNCIA


Por exemplo, piadas indecentes; Leitura pornográfica; Novelas nojentas; Más companhias; Roupas exageradas; Palavrões.


A senhora cristã convidou o pastor de sua igreja para um jantar, esperando que o pastor ganhasse o marido dela para Cristo. Ela serviu o jantar e deixou o marido a sós com o pastor. Pouco depois o dono da casa ofereceu cigarro ao pastor e ele aceitou. O esposo não perdeu tempo, foi chamar a esposa e disse-lhe: “vem ver o santo fumando”. Daí para frente do que adiantaria as palavras?


4)
ENTREGA-TE A DEUS DE TODO CORAÇÃO


Enquanto você não levar o seu “velho homem” para a cruz, e morrer com o Senhor, sua vida será sempre uma gangorra, ora para cima, ora para baixo.


O profeta Isaías, com a experiência que teve, vendo Deus assentado num alto e sublime trono e os serafins voando e proclamando a santidade de Deus, sentiu o seu pecado, clamou pela misericórdia de Deus. E Ele enviou um dos serafins que voavam, para que tomasse uma tenaz e com a brasa tocou nos lábios do profeta, purificou a sua iniquidade e ouviu a voz do Senhor que o comissionara para proclamar o evangelho eterno.


Uma vez purificado pela brasa do Altar, começou a santificar a sua vida no trabalho do Senhor.


 


FALE CONOSCO/PERGUNTA BÍBLICA

CANAL DE BENÇÃO