SANTO VIVO - ESTUDOS BÍBLICOS
Andando na Luz

ANDANDO NA LUZ

Pastor Araripe Gurgel

 


Texto base 1 Jo 1.7

Mas, se andarmos na Luz, como ele na Luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”.

 

Viver na Luz significa viver segundo a revelação da Palavra de Deus. Luz é o entendimento que recebemos de nosso Pai quando ao lermos ou escutarmos a pregação da Palavra, o nosso entendimento percebe o significado real da mensagem bíblica. É a revelação da Escritura que o Espírito Santo nos concede, é a iluminação que faz com que a fé surja em nosso coração.

 

O homem não pode caminhar na escuridão, isto é, viver no pecado, e ter comunhão com Deus. Todas as pessoas tem pecado! “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). Jesus como homem obedeceu à vontade do Pai perfeitamente (Hb 4.15), mas todos os outros homens, têm pecado e assim não podem ter comunhão com Deus. Quando o homem peca, seu pecado o separa do de seu Criador e ele não pode gozar da comunhão com Deus. Deus não será parceiro do homem no pecado. Se escolhermos andar nas trevas, teremos de andar sem Deus.

 

É preciso estar em comunhão com Deus. Para os que são do Senhor, isso não soa como algo compulsório, uma obrigação, mas como uma orientação maravilhosa, concedida por Deus. O segredo está em cumprir todas as orientações que Ele nos apresenta em Sua Palavra. Não importa se a Luz é grande ou apenas um pequeno facho; somos orientados a andar nela.

 

Se nos propusermos a buscar sabedoria do Senhor Jesus, faremos as mesmas obras que Ele faz, pois teremos as mesmas ferramentas. Na luta contra o mal, estamos permitindo que Deus entre na batalha por nós e vença a força maligna que nos opõe. É por meio desse entendimento que o Senhor virá em nosso socorro; é na Luz que Ele nos a assegura a vitória.

 

É na revelação de sua Palavra que Ele se torna verdadeiramente o refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia e na hora da tribulação. A Luz é o único lugar em que O encontramos, e de onde Ele Se manifestará como o Deus invencível. Precisamos estar sempre na Luz, caminhar nela e nunca desprezá-la, pois é nela que encontramos Deus. Afastar-se de qualquer entendimento do nosso Pai a respeito de Sua Palavra é permitir que o inimigo tenha condições de agir em nossa vida.

 

O mundo jaz no maligno. A revelação da Palavra é a Luz que nos faz surgir diante de Deus; é Ela que nos destaca e nos localiza. Quando a recebemos e caminhamos nela, podemos ter comunhão uns com os outros. Andar na Luz tira todos os empecilhos que, porventura, possam nos impedir de usar o poder que o Senhor nos proporcionou para realizarmos a sua obra. Se não andarmos na Luz, não conseguiremos fazer a conexão entre nós e Deus.

 

A obra mais importante que o Senhor Jesus fez em sua vinda à terra foi a nossa salvação. Ao morrer, Ele derrotou o diabo, comprou-nos para Deus, libertando-nos para sempre da escravidão do pecado. Na cruz, Ele nos resgatou para uma vida limpa, sadia, próspera, digna e santa. Entretanto, homem algum participará de tudo isso se não andar na Luz, como Ele na Luz está. Andando na Luz o cristão não terá desejo lascivo, tampouco interesse suspeito pelo semelhante; não defraudará, nem será infiel, quer na vida conjugal, que em qualquer outro compromisso.

 

Se estivermos na Luz, além da comunhão com os outros, teremos a benção de ter o sangue do Senhor Jesus limpando-nos de todo pecado. Com a queda do homem no Éden, o pecado entrou nesse mundo, trazendo a morte, que faz parte da natureza de Satanás. Isso nos manchou e nos contaminou de todas as formas. No entanto, se cumprirmos as condições estabelecidas por Ele em sua Palavra, seremos purificados de todo o pecado. Não ficará nódoa alguma, por maior que tenha sido nossos pecados. Portanto, quanto mais andarmos na Luz, mais puros seremos.

 

A Palavra de Deus está disponível para nós e não podemos usar a ignorância como uma desculpa para a desobediência. Caminhar na Luz não significa uma vida eternamente sem pecado, ao mesmo tempo em que estamos andando na Luz, estamos sendo purificados pelo sangue de Jesus, indicando que o cristão que anda na Luz, poderá pecar ocasionalmente. De fato, João afirmou que o cristão que declara não ter cometido pecado, está enganado e a verdade não está com ele (1 Jo 1.8). O apóstolo João, certamente não estava encorajando ninguém a pecar, mas em vez disso estava observando que os cristãos pecarão e podem ser perdoados desses pecados. O que o cristão não pode fazer é pecar deliberadamente, não pode continuar pecando. Temos que estar sempre prontos para nos arrepender de qualquer pecado cometido em nossa vida e confessá-lo a Deus, buscando o perdão (1 Jo 1.9).

 

Assim como Deus não terá comunhão com o pecado, também nós precisamos recusar participação no erro dos outros. “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas, antes porém, reprovai-as” (Ef 5.11). João escreveu que não podemos dar apoio ou encorajamento àqueles que ensinam falsas doutrinas ou nos tornaremos participantes dos erros deles. Ande na Luz, você só terá a ganhar. Agora é o momento para você se tornar uma pessoa abençoada. “A noite é passada, o dia é chegado. Rejeitemos, pois as obras das trevas e vistamo-nos das armas da Luz” (Rm 13.12).

 

 

www.santovivo.net

 

  


FALE CONOSCO/PERGUNTA BÍBLICA

CANAL DE BENÇÃO