SANTO VIVO - ESTUDOS BÍBLICOS
O Homem Lobo do Homem

O HOMEM LOBO DO HOMEM


O proposto nesse texto é levar o leitor a refletir qual a causa dos homens serem tão violentos com o da sua espécie.

Ao observarmos tudo que acontece em nossa volta, é possível dizer que o pensamento do filósofo Tomas Hobbes. “O homem é um lobo para o homem”, é uma realidade perceptível no século XXI.

No século presente os homens têm avançado com uma rapidez extraordinária em varias áreas. Mas à medida que os homens avançam em conhecimentos espetaculares que rompem conceitos já estabelecidos, esses seres notáveis estão perdendo a sua identidade como ser racional, pois os seus atos são bárbaros. Por quê?

O mundo da globalização tem facilitado a comunicação entre os povos, pois em tempo real podemos falar com pessoas de vários países. Estamos na era das TVs digitais, celulares cada vez mais sofisticados e computadores com uso da internet que viabiliza a comunicação escrita e visual, ou seja, a cada segundo é possível aos homens se comunicarem.

A pergunta a ser feita é: Esses avanços são responsáveis pela degeneração do caráter dos homens?

Se fosse realizada uma pesquisa talvez alguns diriam: que o mal de toda a humanidade é porque a tecnologia só tem criado coisas para destruição dos homens. Outros diriam que a degeneração dos homens é a sua ignorância ao não se adaptar ao novo.

Proponho a você leitor a refletir de quem o homem é imagem. Daquele que o criou, ou daquilo que ele cria? Para ajudá-lo a pensar vou contar uma história.

Em algum tempo, ou seja, uma era que não sabemos exatamente quando começou, um dos maiores criadores formou o ser mais perfeito que existe Adão (no hebraico significa espécie humana).

Dentro dessa espécie há dois órgãos fundamentais diferente de tudo o que ele possa criar. O seu cérebro e coração, que são fundamentais para que possa exercer suas funções.

O cérebro, esse pequeno órgão, tem a capacidade de armazenar vários tipos de informações através do conhecimento e pela capacidade de raciocinar. No coração estão contidos os sentimentos, que os tornam diferentes de qualquer máquina já criada por eles mesmos. Sendo assim, Adão foi criado segundo a forma do seu criador.

A questão é: O que tornou o homem lobo do homem não é o avanço, mas sim, o fato por ele ter se distanciando do seu criador. Deus criou o homem e Ele colocou dentro deste ser notável a capacidade de criar e de avançar em seus conhecimentos. Mas também colocou nele um caráter íntegro, pois esse caráter reflete o seu próprio caráter.

Se os homens são a imagem do seu criador, como explicar o comportamento desses homens que tem conquistado tantos avanços tecnológicos, mas ainda são tão irracionais para com o seu próximo?

Talvez você leitor não concorde, mas segue a explicação.

Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos e cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho, ou seja, cada qual se preocupa apenas consigo mesmo. Não importando o que tenhamos que fazer para conquistar os nossos sonhos. Se para isso precisar prejudicar o próximo faremos sem exitar.

Portanto, o único que tem poder para mudar essa criação corrompida é o seu criador, o Deus Todo-Poderoso, através da pessoa de Jesus Cristo, o seu único filho.

Jesus Cristo é, o caminho, a verdade e a vida e todo aquele que crê nessa verdade experimentará a verdadeira liberdade. Sendo assim, é somente através desse nome que o homem conseguirá não causar tanto dano ao seu semelhante, ou seja, não ser lobo de sua espécie.

Deus abençoe você leitor.

Por: Pastora Regina Lúcia Barbosa

www.santovivo.ne

FALE CONOSCO/PERGUNTA BÍBLICA

CANAL DE BENÇÃO