SANTO VIVO - ESTUDOS BÍBLICOS
Desenvolva Sua Salvação

DESENVOLVA A SUA SALVAÇÃO

Pastor Araripe Gurgel


Texto Base: Filipenses 2.12

Você é salvo? Essa pergunta é crucial na vida. Qual é a sua resposta? Em todo lugar as pessoas estão desesperadamente buscando por respostas. O problema está em buscar de maneira errada e na fonte errada. Os homens recusam-se a reconhecer o fato de que a raiz do terrível problema do mundo é o pecado. A Bíblia tem a resposta.

Evangelho significa Boas Novas e nos revela Deus dando tudo. Seu perdão, sua vida, sua alegria. É por isso que a salvação não esta reservada para os que preencherem certos critérios. É para todos, bons e maus, sábios e loucos. Deus salva “todos os que crêem”. Quando nos entregamos a Cristo, uma das verdades mais belas que aprendemos é que somos salvos. Salvos das conseqüências do nosso pecado, salvos da morte eterna, salvos do domínio da carne e das trevas. Esta sim é uma verdade libertadora.

Quando passamos a caminhar, esforçando-nos para seguir os passos de Cristo, percebemos que não estamos tão livres do pecado e de suas conseqüências como gostaríamos. Somos de Cristo, e em Romanos 8.31-37 o apóstolo Paulo nos afirma que nada pode nos separar do amor de Deus – mas, mesmo crendo em todas estas verdades, falhamos e cometemos erros em nossa vida em conseqüência de nossas escolhas erradas. No versículo do alto dessa reflexão, Paulo está chamando os que são salvos e desenvolver a própria salvação. Mas eu tenho ou não tenho salvação? Se eu já tenho porque preciso desenvolvê-la?

Porque você já está salvo, mas ainda não em toda sua plenitude. Você já é Santo, mas ainda precisa santificar-se mais. Você já é livre do pecado, mas continua necessitando de livramento. A plenitude de todas estas bênçãos nós a recebemos quando nosso Senhor Jesus retornar no último dia. Por isso Paulo nos exorta: “desenvolvam a salvação, com temor e tremor” (Fp 2:16b). O verbo traduzido nesta versão como desenvolver tem a conotação original de trabalhar de modo a completar a obra.

Mesmo sabendo que a plenitude só a alcançaremos em Cristo, há uma obra em nossa salvação que devemos desenvolver enquanto o aguardamos. Esta é uma busca pessoal e intransferível. A expressão “temor e tremor” têm uma forte relação com a obediência do cristão aos mandamentos do Senhor.

Como posso desenvolver minha salvação? Como na santificação, que é fruto da ação do Espírito Santo em nós e ao mesmo tempo resultado de uma busca pessoal do crente, a salvação também deve receber atenção especial, exigindo de nós esforço e busca incessante.

- Discipline-se e planeje seu tempo a fim de ler e estudar a Bíblia diariamente. Se seu desenvolvimento está ligado à obediência, é nela que você vai aprender o que Deus quer, além de receber fortalecimento, cura e conforto par sua alma.

- Faça da oração um hábito. Se a salvação vem de Deus, relacionar-se com Ele é a chave para desenvolvê-la. Priorize tempo em sua agenda, ainda que sejam 10m ou 15 minutos por dia.

- Sirva a Deus com alegria. Ele lhe deu dons espirituais para a edificação do Corpo de Cristo, e isto inclui a sua própria vida. Procure um ministério sério, comprometido, onde você possa participar e exercitar-se no serviço cristão.

- Viva a comunidade da fé. A igreja é o melhor ambiente para você crescer espiritualmente. A comunhão com os irmãos ajuda o crente a ser moldado com a forma de Cristo. Freqüente a Escola Bíblica de sua igreja.

- Considerando o que Deus já fez e continua fazendo, só depende de você esforçar-se para continuar crescendo. Deus com certeza o ajudará como o próprio apóstolo Paulo afirma em Filipenses 2.13 “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua vontade”.

Deus não só tomou a iniciativa de salvar você, mas fez isso voluntariamente, por sua natureza amorosa. Essa decisão revelou a natureza de Seu caráter amoroso, foi tomada na eternidade, antes que você fosse criado, e exigiu a morte sacrifical do Filho de Deus. O plano foi completamente revelado e cumprido na vida, no ministério, morte e ressurreição de Jesus.


 


 

 

FALE CONOSCO/PERGUNTA BÍBLICA

CANAL DE BENÇÃO