SANTO VIVO - ESTUDOS BÍBLICOS
Você é Salvo?

VOCÊ É SALVO?

Pastor Araripe Gurgel


Texto base: Ponham em ação a salvação de vocês, com temor e tremor. (Filipenses 2: 12b)


Você é salvo? Essa pergunta é crucial na vida. Qual é a sua resposta? Em todo lugar, as pessoas estão desesperadamente buscando por respostas. O problema está em buscar de forma errada e na fonte errada. Os homens se recusam a reconhecer o fato de que a raiz do terrível problema do mundo é o pecado.


A bíblia tem a resposta. Evangelho significa boas novas e nos revela Deus dando tudo para o homem, seu perdão sua vida sua alegria. É por isso que a salvação não está reservada para os que preencheriam certos critérios, é para todos, bons e maus, sábios e loucos. Deus salva “todos os que crêem”. Quando nos entregamos a Cristo, uma das verdades mais belas que aprendemos é que somos salvos. Salvos das conseqüências dos nossos pecados, salvos da morte eterna, salvos do domínio do mal e das trevas. Esta, sim, é uma verdade libertadora.


Quando possamos a caminhar, nos esforçando para seguir os passos de Cristo, percebemos que não estamos tão livres do pecado e de seus efeitos como gostaríamos. Somos de Cristo, e o apostolo Paulo nos afirma que nada pode nos separar do amor de Deus, mas mesmo crendo em todas estas coisas, falhamos e cometemos erros em nossa vida em conseqüência de nossas atitudes e escolhas erradas.


No versículo de inicio desta reflexão, Paulo está chamando os que são salvos, a desenvolver a própria salvação. Mas, eu tenho ou não tenho a salvação? Se eu já a tenho, porque preciso desenvolvê-la?


Por que, você já está salvo, mas ainda não em toda sua plenitude. Você já é santo, mas ainda precisa se santificar mais. Você já é livre do pecado, mas continua se livrando. A plenitude de todas estas bênçãos nós receberemos quando o nosso Senhor Jesus retornar para buscar a sua Igreja. Por isso Paulo nos exorta: desenvolvam a salvação com temor e tremor. O verbo traduzido nesta versão como desenvolver, tem a conotação original de trabalhar de modo a completar a obra. mesmo sabendo que a plenitude só teremos em Cristo, há uma obra em nossa salvação que devemos desenvolver enquanto o aguardamos. Esta é uma busca pessoal e intransferível. A expressão “temor e tremor”, tem uma forte relação com a obediência do cristão aos mandamentos do Senhor.


Como posso desenvolver a minha salvação? Como na santificação, que é fruto da ação do Espírito Santo em nós e ao mesmo tempo resultado de uma busca pessoal do crente, a salvação também deve receber atenção especial, exigindo de nós esforço e busca incessante.


·
Discipline-se e planeje o seu tempo a fim de ler a Bíblia diariamente. Se seu desenvolvimento está ligado à obediência, é nela que você vai aprender o que Deus quer, além de receber fortalecimento, cura e conforto para sua alma.


·
Faça da oração um hábito. Se a salvação vem de Deus, relacionar-se com Ele é a chave para desenvolvê-la. Priorize tempo em sua agenda, ainda que sejam 10 ou 15 minutos por dia.


·
Sirva a Deus com alegria. Ele lhe deu dons espirituais para a edificação do Corpo de Cristo, e isto inclui sua própria vida. Procure uma Igreja comprometida com a verdade da Palavra de Deus, com líderes éticos, com equilíbrio doutrinário, onde você possa participar e se exercitar no serviço cristão.


·
Viva a comunidade da fé. A igreja é o melhor ambiente para você crescer espiritualmente. A comunhão com irmãos ajuda o crente a ser moldado com a forma de Cristo.


·
Considerando que Deus já fez e continua fazendo, só depende de você esforçar-se para continuar crescendo. Deus com certeza o ajudará, como o próprio apóstolo Paulo afirma em Filipenses 2:13, “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.


·
Deus não só tomou a iniciativa de salvar você, mas fez isso voluntariamente, por Sua natureza amorosa. Essa decisão, que revelou a natureza de seu caráter amoroso, foi tomado na eternidade, antes que você fosse criado, e exigiu a morte sacrificial do Filho de Deus. O plano foi completamente revelado e cumprido na vida, no ministério, morte e ressurreição de Jesus.


 

www.santovivo.net 


FALE CONOSCO/PERGUNTA BÍBLICA

CANAL DE BENÇÃO